A História de Superação de Oprah Winfrey
Oprah Gail Winfrey, nasceu em Kosciusko, Mississipi, EUA, em 29/01/1954. Filha de mãe solteira teve uma infância difícil. Foi criada com os rigores da avó enquanto sua mãe, uma adolescente solteira, foi para outro estado buscar de emprego.
Foi abusada sexualmente dos 9 aos 13 anos, Aos 14 anos, ao tentar sair da vida difícil que levava fugiu de casa ficando sozinha, tornou-se uma adolescente promíscua e engravidou ao 14 anos, mas seu filho morreu.
Oprah então se mudou para a casa do pai em Nashville, Tenesse. Lá vivia em um ambiente seguro e saudável, mas tinha que obedecer a rigorosas disciplinas: deveria se esforçar para ser a melhor de todas.
Estudos
Tornou-se então uma aluna brilhante, ganhando prêmios de oratória e recitação dramática. Aos 17 anos, ganhou um concurso de beleza que lhe renderia também um trabalho em uma estação de rádio a serviço da comunidade afro-americana – a WVOL.
Oprah sempre demonstrou ser uma pessoa com inteligência privilegiada, desde os primeiros anos de vida. Apesar da vida difícil, ela sempre se dedicou aos estudos, querendo mudar de vida.
Graduou-se em Comunicações e Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Tennessee, onde ganhou bolsa integral, Oprah.
Carreira
Sua carreira foi se desenvolvendo, trabalhou em algumas emissoras de TV e encantava seu público com seu jeito envolvente.
Em 1986, Oprah fundou sua própria produtora. A Harpo Productions Inc adquiriu os direitos do “The Oprah Winfrey Show”, e a apresentadora foi a primeira mulher na história a produzir o próprio talkshow.
Trabalhou em “A Cor Púrpura”, filme dirigido por Steven Spielberg, sendo indicada ao Oscar e um Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante. Um ano depois, em “Herança de Sangue” novamente foi bem-sucedida. Pararelo a isso ela cativava cada vez mais os telespectadores de seu programa, que logo passou a ser transmitido em rede nacional.
Em 1987, ela seria agraciada com três Emmy Awards. No ano seguinte, o segundo Emmy consecutivo na categoria talkshow e programa de serviço a tornaria uma das pessoas mais influentes da televisão.
Filantropa
Tornou-se, em 2000, uma das maiores filantropas do mundo com o Oprah’s Angel Network, presenteando com 100 mil dólares pessoas que melhoravam a vida dos outros.
Além de ser reconhecidamente uma ativista contra o abuso sexual, Oprah Winfrey estendeu sua influência para outros negócios além de sua própria produtora: é parceira do Oxygen Media, Inc., um canal de TV a cabo voltado ao público feminino. Tornou-se, em 2000, uma das maiores filantropas do mundo com o Oprah’s Angel Network, presenteando com 100 mil dólares pessoas que melhoravam a vida dos outros.
Publica atualmente duas revistas, o The Oprah Magazine e o at Home, além de responder pelo Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls, uma instituição de caridade para meninas sul-africanas.
Segundo a revista Forbes, o patrimônio da americana é de US$ 1,4 bilhão.
A apresentadora possui um carisma sem igual. Venceu terríveis barreiras, não se fez de vítima e partiu para a conquista de seus sonhos. De menina pobre a uma grande estrela.
Filmes
1985: “A Cor Púrpura”
1987: “Jogue a mamãe do trem”
1988: “Bem-Amada”
2002: “A Prayer for America: Yankee Stadium Memorial” (TV)
2006: “A menina e o porquinho” (voz de Gussy)
2007: “Bee Movie – A História de uma Abelha” (voz do Juiz Bumbleton)
2007: “The Great Debaters” (Filme produzido por Oprah Winfrey)
2009: “A princesa e o Sapo” (voz de Eudora)
2009: “Preciosa” (produtora-executiva)
Televisão e Rádio
1984: “AM Chicago” (talk show matinal)
1986 a 2010: “Oprah Winfrey Show” (confirmado para terminar em 2011)
2006 a 2010: “Oprah and Friends”
Oprah Winfrey ganhou vários premio e teve muitas indicações a prêmios.
“Se você olha para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que você não tem na vida, você nunca terá o suficiente”
Oprah Winfrey